Dicas para um paisagismo de baixa manutenção

16 de janeiro de 2018

Você sabia que é possível ter um belo jardim gastando pouco?

Antes de mais nada, decida quais plantas você terá no seu jardim. Considerando o tamanho e espaço, quantidade de sombra e luz que o espaço do seu jardim recebe. Existem plantas que precisam receber mais luz, enquanto outras se dão melhor com mais sombra e menos luz solar. Se você tiver a disposição um amplo espaço disponível, opte por plantas que ocupem um espaço maior, caso contrário, as plantas menores dão conta do recado. Portanto, avalie seu espaço e veja qual opção é mais favorável a você. Caso sinta dificuldades em achar plantas que se adaptem na sua região, tente dar uma volta e olhar nas casas quais plantas tem uma boa adaptação no local, pois assim você não terá problemas econômicos para achar as plantas ideias, já que são facilmente encontradas na sua região.

Uma planta que vem ganhando cada vez mais espaço nas casas são as suculentas, pois são de fácil acesso (se encontra em qualquer supermercado), além de não precisar de muitos cuidados, já que dependendo da estação, ela precisa ser regada apenas 2 vezes ao mês. É uma excelente alterativa para aqueles que possuem jardins bem iluminados.

Uma das melhores alternativas na hora de economizar com seu jardim é a reciclagem de materiais. Um dos maiores pontos positivos dos jardins são as vastas possibilidades de reaproveitamento de materiais, aliados a criatividade com dicas e vídeos que podem facilmente ser encontrados na internet, você estará gastando quase nada para ter resultados incríveis.

Um jardim é algo que requer atenção e alguns gastos, portanto para tentar amenizar ao máximo isso, invista em plantas que não necessitam de muitos cuidados, caso contrário, seus gastos com jardineiro podem ser constantes, tirando assim o foco principal, que é a economia e simplicidade.

Outra opção para reduzir tempo e gastos são as pedras. Pedras são uma ótima alternativa para preencher áreas vazias, dando um aspecto visual muito bonito para seu jardim, além de poder facilmente substituir um gramado, economizando tempo com as constantes regas.

Falando em regas, com pequenos detalhes você pode economizar água em seu jardim, baixando mais ainda o custo. Lembre-se sempre de molhar a terra, e não as folhas de suas plantas, pois a absorção vem da terra, e não das folhas. Outra observação importante é o horário das regas. Opte sempre por rega-las de manhã ou a noite, pois nestes horários a evaporação da água é bem menor, aumentando a absorção de suas plantinhas e não te dando o trabalho de rega-las mais vezes do que o necessário.

Com pequenos cuidados você pode ter um jardim simples e bonito, melhorando o aspecto visual de seu casa, e o melhor de tudo, com um investimento que no seu bolso.