Paisagismo para leigos: Confira 3 dicas para personalizar seu jardim

17 de janeiro de 2018
Muitas vezes, quem está começando a montar o seu jardim, tem muitas dúvidas e fica perdido no assunto. Muitas vezes recorrem às dicas de paisagismo voltado para leigos. Ter um pequeno jardim em casa se tornou algo tendência para o design de interiores. Além de embelezar o imóvel e reforçar o estilo, melhora o conforto térmico e acústico da residência.
1 – Diversifique as espécies do seu jardim
Uma super dica para os leigos, é sempre buscar diversificar as espécies, mantendo uma unidade entre elas. Um bom exemplo disso, é o caso das suculentas e dos cactos, que possuem centenas de subespécies.
Outra possibilidade é manter a harmonia visual, que pode ser alcançada com flores dentro de uma mesma paleta de cores. Como camélias, azaleias e begônias, formando assim um belo e harmonioso jardim.
2 – Aposte em uma horta orgânica
Pra quem quer ter um contato maior com a terra e não abre mão de alimentos orgânicos, cultive uma horta orgânica.
No caso de hortaliças e leguminosas, por exemplo, o ideal é dispor de uma boa metragem de solo fértil para o plantio de mudas e sementes. Já se você não conta com muito espaço, é possível montar um pequeno canteiro para cultivar ervas e especiarias, como boldo, gengibre, coentro, alecrim, hortelã, manjericão, tomilho, salsa etc.
3 – Invista em um jardim interno

  • investir em jardins verticais com treliças e painéis — ideais para ambientes compactos, como a varanda;
  • utilizar os tradicionais vasos em suportes e tripés, que os mantêm suspensos no hall de entrada ou em corredores e salas;
  • adotar hangers (suportes pendentes) — especialmente aqueles modelos feitos à mão — para cozinhas, varandas, quartos e salas de estar.